terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Falta de consciência e interferência eletromagnética.

Oi, pessoal. Estou retornando após uma merecida e bem aproveitada viagem de férias. A partir de agora pretendo ter uma maior frequência nas postagens que realizo aqui no blog.

E para começar queria abordar algo que sempre acho absurdo em viagens de avião: o desrespeito às normas de não utilização de aparelhos eletrônicos, durante algumas fases do vôo.  E aqui quero frisar principalmente o uso do celular.

No meu vôo de retorno de Nova Iorque, o avião fazia uma conexão em Miami. Durante o procedimento de aterrissagem e taxiamento em Miami, uma passageira simplesmente ligou o seu celular para chegar os seus e-mail. E esse não foi o único caso, um outro passageiro, que por sinal estava sentado a minha frente, simplesmente atendeu o celular quando este tocou sem nenhuma cerimônia. Pior, o avião teve que ficar taxiando e esperando na pista por uns 15 a 20 minutos, pois o portão que iria parar estava ocupado e teve de aguardar a liberação, e durante todo esse tempo as pessoas estavam usando os seus celulares. Fiquei irritado e indignado com a situação, ou melhor, “fiquei retado”, como dizem os baianos. Um tremendo desrespeito, falta de consciência e imprudência. Será que essas pessoas acham que esse papo de interferência eletromagnética é balela? Se acham, são uns idiotas. Caso algum deles visite esse blog e queira saber mais sobre o assunto é só clicar aqui e ler um artigo científico sobre o assunto. Será que a ligação ou o e-mail eram tão importantes e cruciais que se deixados para um pouco mais tarde poderiam causar o fim do mundo? Ou será que simplesmente não podem viver sem ler seus e-mail´s ou atender um ligação?

Para mim o que ocorre é que as pessoas que fazem isso são inconsequentes, imprudentes e sem educação.

No mais, queria salientar que aparelhos de cd, dvd, videogames, players (MP3, MP4, Ipod, etc) e congêneres também são equipamentos eletrônicos e podem causar alguma interferência. E isso também pode ser comprovado no mesmo artigo que cito acima.
  
Para aqueles que vestirem a carapuça e infelizmente se sentirem ofendidos com esse post... não peço desculpas. Peço na verdade que pensem mais sobre o assunto.

Vamos tentar coibir o uso inapropriado destes dispositivos nos vôos, pedindo ao usuário ou, se for o caso, reclamando com ele e/ou com a tripulação. 

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post Alano, mas acho que essa concientização tem que ser feito pelas empresas de aviação ou então implantar algum dispositivo que corte o sinal de telefonia e banda larga dentro das aeronaves.

    ResponderExcluir
  2. Se usar aparelhos eletrônicos fossem algo realemente arriscado em vôos, companhias e governos não autorizariam que as pessoas embarcassem com tais aparelhos. Provavelmente teríamos que despachá-los junto com a bagagem. Risco há em tudo nessa vida, cabe avaliar se é um risco alto ou baixo. Acho que estamos lidando mais com uma questão de educação e respeito as regras e ao próximo do que com o risco propriamente dito. As rádios piratas, por exemplo, oferecem um risco muuuito maior que usar um celular dentro de um avião.

    ResponderExcluir
  3. Paulo José,
    Concordo com você quando diz: "Risco há em tudo nessa vida, cabe avaliar se é um risco alto ou baixo." Se na sua visão a possibilidade de mudança no funcionamento de uma bússola ou de um equipamento de vôo não é um risco alto, para mim é. E é MUITO ALTO!!!
    Mas concordo também quando diz que o problema maior é de educação e respeito às regras e ao próximo.
    Quando for viajar de avião me avise que não quero estar no mesmo vôo... KKKKK... Brincadeira, pois te conheço e sei que não está no grupo que desrespeita essas regras.
    Grande abraço e valeu pelo comentário, afinal o intuito desse blog é esse, discutirmos e crescermos juntos.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Há uns aparelhos que vêm com o modo "avião", o que permite se trabalhar sem que gere interferência nos equipamentos de navegação aérea. Não sei quão confiável é o recurso, mas, com certeza, não torna possível o uso da telefonia à bordo. E, mesmo em terra, preservar a qualidade da comunicação entre piloto e torre de controle parece ser mais importante que privilegiar os afazeres urgentes que todos sempre temos.
    A ignorância digital passa não apenas pelos que não saber usar a tecnologia, mas, sobretudo pelo mau uso que se faz dela para degradar a convivência: som elevado, celulares tocando em momentos inconvenientes, conversas que deveriam ser privadas e que ocorrem à luz do dia... Temo pelo dia em que a TV se popularize na tela dos celulares, iPads, Galaxys & afins.

    ResponderExcluir
  5. Nice blog thanks for sharing with Us.
    How to sign up at AOL- mail.AOL.com
    Mail.AOL.com can be accessed via the official website of AOL. You can use it to send and receive emails and for this, you just need to create an account on the AOL platform by providing the important details in the sign-up form. For this, navigate to the AOL web page and click on the “create account” option. You may be asked for login credentials such as email address, password, your name, date of birth and so on. After filling in the important details, click on the “continue” option and you will be ready to use the free services provided at mail.AOL.com. Also, note that by hitting the “continue” option you are agreeing to its privacy policy and terms of use.
    How to change Aol password?
    mail.aol.com
    Aol mail sign up help
    Fix aol mail login issues on android
    Aol gold upgrade
    Aol desktop gold download

    ResponderExcluir