terça-feira, 16 de novembro de 2010

(In)Segurança no Google Chrome.


Acabei de ler uma reportagem que lista os aplicativos que mais exigiram atualizações de segurança no período entre janeiro e outubro de 2010. Para o meu espanto o Google Chrome lidera a lista. (leia reportagem) Pior de tudo é que eu estou utilizando como navegador. (rs)


Mas, o meu espanto maior é em relação à empresa Google, visto que a mesma está prevendo que um outro produto seu, a plataforma Android, irá substituir os cartões de crédito. (leia reportagem) Para isso vai ter que ter uma maior preocupação com as questões de segurança, para que o que está acontecendo com o Chrome, não venha acontecer com o Android.

 

Fica esperta Google!!!

7 comentários:

  1. Também utilizava o Chromium (Versão Linux) por conta da sua velocidade, mas após estes fatos já estou com o FF novamente fazem duas semanas.

    Espero não ter que voltar para o IE kkkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Bruno, mas infelizmente o Firefox também está na lista. E agora? O que fazer?

    Bom, eu vou continuar usando o Chrome, pois tenho gostado muito do navegador e ele é muito leve.

    ResponderExcluir
  3. Brechas sempre vão existir, os softwares necessitam de bibliotecas (dll,libs), recursos do S.O e fica cada vez mais difícil determinar qual componente é 100% seguro ou aprova de falhas.
    Já quanto ao Google Chrome, ele é ainda muito novo e irá apresentar várias brechas de segurança até seu amadurecimento. Não quero dizer com isso que o browser deve ficar 100% seguro, enquanto isso não se resolver podemos puxar o cabo da rede ou evitar os browsers. Rsrs

    ResponderExcluir
  4. E o pior é que neste exato momento eu estou acessando este blog com o navegador do google, o que tem sido hábito nos últimos meses. Melhor ficar ligado. Vlw Alano!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Alano,
    Podemos analisar esta informação de várias maneiras.
    - Mais atualizações, mais segurança implementada -> Isto significa que estão trabalhando para uma versão mais próxima do nível confortável de segurança.

    - Quem garante que os outros Browsers(outros que não são Chrome) não tiveram atualizações de segurança disfarçados de Atualização de Segurança/Sistema do SO??? quem garante que foram só estas as atualizações que eles divulgaram???

    - Quem usa Software Proprietário já esta cansado de ser "beta tester" de SO. Quantas vezes reiniciamos o Windows para que ele instale uma atualização???

    - Quem sabe... pode ser apenas um reflexo do crescimento do uso do Chrome. As empresas já estejam fazendo uma "contra-propaganda" para dizer que um ou o outro é mais seguro...

    O FF andou dando uns bugs, o IE só uso em máquinas nova como disse um amigo.. "para instalar o FF e o Chrome".

    rs..

    muito bom post, nos faz pensar!!!

    ResponderExcluir
  6. Alano, no site da empresa que divulgou o estudo que colocou o Chrome em 1º lugar há um texto interessante ponderando que o fato de a Google, bem como a Mozilla, premiar quem descobre falhas no software dela pode, ao mesmo tempo, aumentar o nº de vulnerabilidades reportadas e aumentar a segurança. Interessante não ? Confira:
    http://blog.bit9.com/bid/25781/Reported-Vulnerabilities-Quality-versus-Quantity

    ResponderExcluir
  7. É verdade Christian. A notícia também saiu aqui no Brasil. http://info.abril.com.br/noticias/internet/google-paga-quem-apontar-falhas-03112010-6.shl

    ResponderExcluir