sexta-feira, 10 de junho de 2011

Centro de Defesa Cibernética (CDCiber)

Ainda sobre o tema do post anterior, o governo brasileiro estará inaurando no segundo semestre de 2011 o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que funcionará em Brasília e será composto por oficiais do Exército Brasileiro.

A gestão do CDCiber ficará a cargo do Exército brasileiro. A idéia inicial é que este centro irá proteger as redes militares e governamentais. Mas, futuramente, já que a infraestrutura estará já pronta, poderá também estar contribuindo no processo de proteção da informação como um todo, conforme entrevista do Coronel do Exército Luis Cláudio Gomes Gonçalves em entrevista ao Estadão (leia aqui).

O orçamento alocado e maiores detalhes do funcionamento do Centro não foram divulgados, mas o governo brasileiro dá um grande e importante passo na proteção contra a ciberguerra.

Acho que a medida é correta e bem vinda.

3 comentários:

  1. Só para complementar o post..

    A RNP busca fraudes e as cataloga, o link é:
    http://www.rnp.br/cais/fraudes.php

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de usar e conhecer o serviço de Ciber Crimes aqui do Chile, e posso dizer, é espetacular e funciona. Essa é uma necessidade que já deveria estar pronta a muito tempo, e espero que tenha um centro em cada região do País, pois antes apenas Brasilia tinha essa autonomia para revisar casos de Ciber Crimes.

    ResponderExcluir
  3. Frederico, concordo com você. Acho que o ideal seria ter mais de um centro desse aqui no Brasil. E ele veio até atrasado, mas pelo menos veio. (rs)
    Grande abraço.

    ResponderExcluir